As plantas mais fáceis de cuidar para você começar a sua horta!

Começar uma horta pode trazer muitas dúvidas e uma delas é a escolha das plantas. Com tantas opções é comum ficar perdido e não saber quais escolher. Selecionamos as mais fáceis de cuidar para você começar a sua horta sem dor de cabeça!


Temperos


Os temperos de maneira geral são menos exigentes e uma ótima opção para iniciantes, alguns exemplos são: Alecrim, Orégano, Tomilho, Coentro, Salsinha e Cebolinha.
Todos eles gostam de solo leve, daqueles que a água drena de forma fácil, pode ser utilizado substrato misturado com um pouco de areia para facilitar o escoamento da água. As adubações podem ser feitas a cada 15 dias com adubos orgânicos. Estes temperos não gostam de solos encharcados, então, faça regas mais espaçadas.


Hortaliças


Para diversificar um pouco mais a sua horta, outra opção são as hortaliças, que podem ser utilizadas em saladas e como temperos, também. As mais fáceis de cuidar, são: Alface, Rúcula, Manjericão e Espinafre.
Elas são plantas pouco exigentes e de ciclo curto, o desenvolvimento é rápido e em poucos dias já podem ser colhidas. Estas gostam de substratos leves e fofos com um pouco mais de matéria orgânica para nutrir as mudas e manter a umidade. Para deixar o substrato mais rico em nutrientes você pode adicionar húmus de minhoca ou bokashi.
Diferente dos temperos, as hortaliças gostam de um solo um pouco mais úmido, mas não encharcado. Então, fique de olho na umidade para que elas não sofram com a terra seca. Para ajudar a resolver este problema é bom investir em um vaso com irrigação embutida, como o vaso pétala. Assim, você não precisa se preocupar com a irrigação das plantas.
Começar com plantas de ciclo curto é interessante, pois, como em poucos dias elas já podem ser colhidas, é evitado o ataque de pragas e doenças. Antes das pragas chegarem, as plantas já estão sendo consumidas, mas se caso ocorrer algum ataque, utilize produtos orgânicos para te ajudar no combate aos insetos.
Todas as plantas citadas aqui gostam de sol, é bom deixá-las no sol uma parte do dia. Caso você não tenha sol direto, deixe no local mais claro da casa, neste caso vale até luz artificial. E sempre cuide da umidade, para não encharcar ou deixar que as plantam fiquem com muita sede.


Se você ainda não conhece os cuidados para iniciar uma horta, neste texto aqui ensinamos o passo a passo.


A planta que você quer plantar não está nesta lista? Temos o nosso guia de plantas com todas as informações de várias espécies.